Qual o meu tamanho ideal de quadro?
Aprenda as medidas que devem ser consideradas
Por Aluysio Ferreira
Ao contrário do que muitos pensam, o tamanho do quadro não está diretamente relacionado com a altura do ciclista. Nessas horas, o que mais conta é o tamanho do cavalo. E o que significa isso? Entende-se por cavalo a medida que vai do períneo até o calcanhar, com as pernas eretas. Ela é determinante para a escolha do quadro ideal. Outras medidas, como o tamanho do tronco e dos braços, também são importantes, mas estão relacionadas com o uso que o biker fará da bicicleta.
Para medir o cavalo, sugerimos que o ciclista se posicione descalço e encostado em uma parede. Com as pernas esticadas e levemente abertas, coloque uma régua entre elas e suba o máximo possível. Em seguida, de posse de uma fita métrica, meça a distância do objeto utilizado até o chão. O número encontrado será a medida do cavalo. Para descobrir o quadro ideal em caso de bikes speed, o ciclista deverá então multiplicar o cavalo encontrado por 0,65. O resultado dará o tamanho do seat tube (medida do tubo vertical do quadro que dá suporte ao banco), que é o considerado para o tamanho dos quadros.
Exemplo: Ciclista com cavalo = 79 cm
79 x 0,65 = 51,35
Logo, o tamanho de quadro ideal para ele é o de 51 cm, que é mais aproximado
Para mountain bikes, como os quadros são medidos em polegadas, a fórmula é diferente. O primeiro passo é transformar o cavalo encontrado em polegadas. Como cada polegada equivale a 2,54cm, basta dividir o tamanho do cavalo por este valor. Na sequência, subtraia 14 e novamente terá o seat tube aproximado em polegadas do quadro a ser considerado.
Exemplo: Ciclista com cavalo = 79 cm
79 / 2,54 = 31,10
31,10-14 = 17,1
Logo, o tamanho de quadro ideal para ele é o de 17 polegadas, que é o mais aproximado
Já o tamanho do top tube, ou seja, o tamanho da distância entre a junção do quadro com a mesa até o canote do selim, vai depender da finalidade da bicicleta. Um top tube mais longo, como os encontrados nas bikes speed, permite ao ciclista uma posição mais horizontal em relação ao solo. Isso faz com que a resistência do ar diminua ao pedalar, além de facilitar o arranque e ajudar nas subidas.
Os top tubes mais curtos, como os presentes nas bicicletas de passeio, são ideais para o meio urbano porque mantêm a postura do ciclista mais elevada, permitindo maior atenção no trânsito sem exigir tanto do pescoço. De fato oferece uma posição mais confortável e favorece a realização de manobras. No entanto, são poucos aerodinâmicos e levam desvantagem em relação à resistência do ar.
Da mesma forma que existe um tipo de raquete de tênis específico para cada perfil de jogador, existe uma categoria de bicicleta para cada intenção e um tamanho de quadro ideal de acordo com o tamanho do cavalo do ciclista. Depois de definir o tipo de uso que se fará da bicicleta, confira as medidas do quadro, converse com um especialista e não deixe de fazer um teste drive. Experimentar a bike é fundamental para determinar o modelo mais confortável. Lembre-se: bicicletas semelhantes não são iguais, principalmente quando de marcas diferentes.
Via: http://bemvindocicloturista.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário