Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Brasil assume liderança em duas categorias do Ranking UCI American Tour

Panizo comemora título do Pan / Foto: Luiz Barbosa


São Paulo -  Após o bom desempenho no Campeonato Pan-Americano de Estrada, o ciclismo brasileiro lidera duas categorias do Ranking UCI American Tour. Gregolry Panizo, campeão da competição realizada na Colômbia, assumiu a ponta da classificação e ajudou a Dataro, de Foz do Iguaçu (PR), a alcançar o primeiro posto entre as equipes. Estes resultados fizeram o País manter a terceira posição nas Américas.
Panizo tem 167 pontos, contra 121 do venezuelano Eduardo Medina. A vitória do paranaense garantiu ao Brasil uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Renato Seabra, sexto colocado no Pan, ocupa a terceira posição do ranking, com 120.

"Esta notícia me deixou muito contente. Espero agora pontuar o máximo possível nas provas que vou participar valendo pontos para UCI para tentar manter a liderança", falou Panizo.

Entre as equipes, a Dataro está na liderança, com
315 pontos, seguida pela colombiana Movistar, que tem 300. O time Funvic-Pindamonhangaba está em terceiro com 268 pontos.

Na classificação geral, o Brasil soma 621 pontos, atrás apenas de Venezuela, 763,4, e Colômbia 1.202,2 pontos. O Brasil precisa superar os venezuelanos para ganhar o direito de levar mais dois atletas para as Olimpíadas. Os ciclistas ainda podem disputar duas provas que valem pontos para este ranking: Prova Ciclística 9 de Julho e Tour do Rio.
Gideoni Monteiro mantém bons resultados na Itália - Gideoni Monteiro manteve o bom rendimento e terminou o 16ª Giro Ciclístico Pesca e Nettarina em segundo lugar. Na competição, dividida em um prólogo inicial por equipes e quatro etapas, o ciclista percorreu 612 quilômetros e ficou atrás apenas de Marco Coledan, integrante da seleção italiana sub-23. A Tem Brilla, equipe de Gideoni, ainda faturou o título geral de melhor atleta na classificação por pontos com Matteo Trentin.
Rankings:

Individual
1- Gregolry Panizo - 167 pontos

2- Eduardo Medina (VEN) - 121
3- Renato Seabra - 120

Equipes
1- Dataro Foz do Iguaçu - 315

2- Movistar (COL) - 300
3- Funvic-Pindamonhangaba - 268

País

1- Colômbia - 1.202,2
2- Venezuela - 763,4
3- Brasil - 621

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Contador é bicampeão do Giro d´Italia 2011

O ciclista espanhol Alberto Contador conquistou no domingo, dia 29 de Maio, o bicampeonato Giro d´Italia, uma das três voltas mais importantes do mundo / Foto: Divulgação



Itália - O ciclista espanhol Alberto Contador conquistou no domingo, dia 29 de Maio, o bicampeonato Giro d´Italia, uma das três voltas mais importantes do mundo. Depois de 21 etapas, o tricampeão do Tour de France (2007, 2010 e 2011) e campeão da Volta da Espanha em 2009, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na classificação geral, com o tempo de 84 horas 05 minutos e 14 segundos.  
Aos 29 anos, o ciclista que nasceu na cidade de Pinto, localizada na região metropolitana de Madri, mostrou porque é considerado na atualidade o melhor ciclista do mundo.
Contador usou a experiência e a técnica que têm para ficar com o título do Giro d´Italia 2011. Até a 8ª etapa, ocupava a quinta colocação. Assumiu a liderança do Giro na 9ª etapa, num trecho de 169 quilômetros disputados nas montanhas. Além de chegar na frente, conseguiu abrir 59 segundos de vantagem para o bielorusso Kanstantsin Sivtsov, que ocupava até a 12ª etapa o segundo lugar na classificação geral. Uma etapa depois, a diferença para o segundo lugar, a essa altura nas mãos do italiano Vincenzo Nibali, já estava em 3 minutos e 09 segundos. O título ficou ainda mais perto na com a vitória do Espanhol na 16ª etapa, abrindo quase 5 minutos de vantagem na liderança do Giro. Depois disso, o espanhol administrou os ataques dos principais concorrentes.
Na última etapa, no contra-relógio individual, Contador realizou o terceiro melhor tempo. A etapa foi vencida pelo britânico David Miller, da Garmim. No final, chorou ao falar com a imprensa. “Estou emocionado, o ambiente na praça estava incrível. Foi o final dos sonhos, que poucas vezes eu poderia imaginar. Não costumo chorar, mas isto é muito emocionante”, disse o ciclista da Saxo Bank.
A cerimônia do título, de Alberto Contador como vencedor do Giro’2011, ficou marcada por uma gafe. A organização tocou o hino franquista em vez do atual hino espanhol. Contador estava ao lado de Scarponi e Nibali, 2º e 3º colocados respectivamente, enquanto tocava a música do período em que Espanha vivia sob o regime de Franco. Esse hino, tem algumas diferenças para o hino atual espanhol.
Hoje, o único que parece fazer frente ao espanhol é o luxemburguês Andy Schlek (Leopard). Os dois devem se encontrar no Tour de France. 
Tribunal - O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidiu adiar, por tempo indefinido, a audiência com o ciclista espanhol Alberto Contador relacionada com o caso de doping no Tour de France 2010.
A audiência estava inicialmente marcada para o início de Junho, mas o TAS decidiu pelo adiamento para dar a todas as partes "tempo suficiente" para se prepararem e garantir "a presença de testemunhas e peritos".

O TAS não especificou novas datas para a audiência, afimando apenas que estas serão anunciadas com a maior urgência possível. Tudo indica, então, que Contador, o vencedor do Tour de France do ano passado, poderá competir este ano. A prova mais badalada do ciclismo mundial está prevista para acontecer entre os dias 2 e 24 de Julho.

Contador foi inicialmente suspenso por um ano pela federação espanhola de ciclismo após exames anti-doping  acusarem a substância clenbuterol. Após alegar contaminação alimentar, o espanhol foi liberado para voltar a pedalar em competições oficiais. Apesar da liberação, a União Internacional dos Ciclistas (UCI) e a Agência Mundial de Antidopagem (WADA) pediram ao TAS que analisasse o caso.
Classificação Geral do Giro d´Itália 2011:
1. Alberto Contador, Espanha, Saxo Bank, 84:05.14h
2. Michele Scarponi, Itália, Lampre, a 6.10m
3. Vincenzo Nibali, Itália, Liquigas, a 6.56m
4. Johan Gadret, França, Ag2R, a 10.04m
5. Joaquin Rodriguez, Espanha, Katusha, a 11.05m
6. Roman Kreuziger, R. Checa, Astana, a 11.28m
7. José Rujano, Venezuela, Androni, a 12.12m
8. Denis Menchov, Rússia, Geox, a 12.18m
9. Steven Kruijswijk, Holanda, Rabobank, a 13.51m
10. Kanstantsin Sivtsov, Bielorrússia, HTC, a 14.10m
21.ª etapa: Milão-Milão, 26 km (c/r)
1. David Millar, Grã-Bretanha, 30.13m
2. Alex Rasmussen, Dinamarca, a 7s
3. Alberto Contador, Espanha, Saxo Bank, a 36s
4. Richie Porte, Austrália, Saxo Bank, a 43s
5. Yaroslav Popovych, Ucrânia, RadioShack, a 55s
6. Jos Van Emden, Holanda, Rabobank, a 1.02m
7. Cameron Meyer, Austrália, Garmin, a 1.04m
8. Patrick Gretsch, Alemanha, HTC, a 1.08m
9. Tiago Machado, Portugal, RadioShack, a 1.12m
10. Kanstantsin Sivtsov, Bielorrússia, HTC, a 1.16m

Video Giro d´Itália 2011



Segunda Edição do Tour do Rio terá oito equipes internacionais

Subida da Serra de Campos Jordão. Depois de SP, é a vez do RJ / Foto: Sérgio Shibuya / ZDL



Rio de Janeiro - Faltam dois meses para o Tour do Rio. De 27 a 31 de julho, a cidade do Rio de Janeiro e o interior fluminense serão palcos do Tour do Rio, maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina. A prova, com cerca de 800 km, é um desafio para ciclistas profissionais e tem como cenário, montanhas, praias e reservas naturais, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Friburgo, Região dos Lagos e Rio de Janeiro.

Este ano, de acordo com a Conexão, empresa idealizadora e organizadora do evento, serão 18 equipes participando do evento. O número de equipes internacionais cresceu, em relação ao ano, de seis para oito. Entre elas, já estão confirmadas equipes da Itália (duas), Estados Unidos, Espanha, Chile e África. As outras duas vagas ainda não foram definidas. As equipes que vão representar o Brasil serão as dez com melhor pontuação no ranking nacional, baseado nos critérios da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da União Ciclística Internacional (UCI). 200 mil reais serão distribuídos entre os vencedores, maior premiação da América Latina.
O Tour do Rio é um projeto que, com a bandeira do esporte, movimenta todos os outros setores do país, como cultura, educação e sustentabilidade. Muito além de uma prova de resistência, velocidade e determinação, o evento promove a bicicleta como esporte, como lazer e, especialmente como meio de transporte, diminuindo consequentemente a emissão de gases poluentes.
“O Tour do Rio vai impulsionar a economia local de cada região, na proporção de suas participações. Isso será feito através da promoção turística, do fomento do ciclismo esportivo, de lazer e como meio de transporte, com ações de educação do trânsito e o desenvolvimento da cadeia produtiva do esporte no Estado do Rio de Janeiro”, revela Luisa Jucá.
Um dos principais objetivos do projeto é garantir que os investimentos para a realização da competição possam gerar um legado positivo em todos os municípios do percurso e adjacências, antes, durante e depois da competição.
Assim como na edição do ano passado, durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre eles, a “Adeus Rodinhas”, clínica de bike para crianças que, esse ano, vai acontecer em todos os municípios que receberem a prova.
Antes do início do Tour do Rio, será realizada ainda uma prova de espera, o Desafio de Montanha, em Teresópolis, dia 19 de julho, com a participação de atletas profissionais e amadores. Outras três provas de espera já aconteceram: uma no Aterro do Flamengo, uma em Três Rios e outra em Volta Redonda.
No dia da chegada, dia 31 de julho, acontece mais uma prova de espera, no Aterro do Flamengo. O objetivo é fazer com que atletas amadores e os de elite que não conseguiram pontuação para o Tour do Rio, participem do projeto.

Video do Tour do Rio em 2010



ROTINA DE BICICLETA EM PORTUGAL



As propagandas de bicicleta estão realmente se superando. Ontem mostramos aqui o anúncio da B’twin, uma marca francesa.
Hoje, recebemos no e-mail o vídeo de uma propaganda da cidade de Aveiros, em Portugal, para divulgar seu sistema de aluguel de bicicletas e a rotina de uso da bike na cidade. Além da cidade ser linda, as imagens são de tirar o fôlego.
Assista ao vídeo abaixo:


PRECISAMOS DISTO.... 

domingo, 29 de maio de 2011

Governo brasileiro distribui bicicletas para levar crianças à escola.




O governo brasileiro lançou um programa  de distribuição de bicicletas para que as crianças que moram em pequenas  cidades possam ir até à escola.   
A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, participou na cerimónia de  entrega de 30 mil bicicletas em 24 cidades do país, que serão distribuídas  às crianças em idade escolar mais desfavorecidas.
Até ao final do ano, serão distribuídas mais de cem mil bicicletas e  capacetes em três centenas de cidades.
O ministro brasileiro da Educação,
Fernando Haddad, explicou que o programa  "Caminho para a escola" foi lançado em 2007, com a oferta de autocarros  escolares às cidades mais distantes.
"Depois comprámos barcos, num país com várias regiões isoladas e apenas  acessíveis por barco. Agora é a vez das bicicletas", afirmou o ministro.
O programa de distribuição de bicicletas surgiu de um estudo que revelou  que "um número considerável de brasileiros percorre a pé distâncias de dois  a 12 quilómetros para chegar à escola ou a um meio de transporte" que os  leve até lá, refere um comunicado do ministério da Educação.

Diretor do Ironman Brasil, disse que deseja trazer o australiano para a prova um dia




Carlos Galvão, diretor do Ironman Brasil, conversou com a reportagem do Prólogo sobre o interesse de Chris McCormack, atual campeão mundial de Ironman, em competir no Brasil. O australiano, em entrevista que estará na Revista VO2 de junho, afirmou que sonha em disputar o Ironman Brasil.

Galvão deu sinais de que pode tentar trazer Macca para o Brasil. Disse que este é um desejo que ele possui, mas que precisa conversar com o australiano para saber quanto seria o valor a pagar para trazê-lo.

“ Ele (Macca) é muito bem-vindo. Um atleta do calibre e da expressão dele é sempre muito bem vindo. É do nosso desejo um dia trazê-lo, mas precisamos equacionar sua vinda. Se conseguirmos, seria fantástico”, falou o diretor. “Seria interessante ter aqui não só ele, mas também qualquer outro Top 10 no Havaí”, completou. 



CONHECA QUEM E CHRIS McCORMACK:











Ciclofaixa de Lazer de SP tem horário estendido


A Ciclofaixa de Lazer de São Paulo se consolida cada vez mais como uma das melhores iniciativas para promover o ciclismo (mesmo que apenas aos fins de semana) na cidade, além de ser uma ótima opção de passeio dominical para pessoas de todas as idades.
Agora, além da ampliação do percurso para a região do Parque do Chuvisco, na zona sul, o site da 
Federação Paulista de Atletismo informa que a ciclofaixa terá seu horário de funcionamento estendido em 2 horas, passando a funcionar oficialmente das 7h às 16h!
Um novo trecho de seu percurso também deve ser inaugurado neste domingo, com mais 14 quilômetros (sete para ir e sete para voltar) para a apreciação dos ciclistas de fim de semana.
O novo trecho sai do Parque do Povo, na região do Itaim, e segue para a zona sul passando pela Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Eng. Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (a antiga Águas Espraiadas).
Atualmente, a Ciclofaixa possui
30 quilômetros de percurso e liga o parque das Bicicletas, na região da Avenida República do Líbano, ao Ibirapuera, ao parque do Povo e ao parque Villa-Lobos. O primeiro trecho da ciclofaixa foi inaugurado em agosto de 2009 e o segundo em janeiro deste ano.
Como o nome mesmo já diz, a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo é apenas para o lazer e funciona somente aos domingos (e logo mais nos feriados). É óbvio que nós gostariámos que este percurso não estivesse diponível somente aos domingos. Mas, para nós que defendemos a adoção da bicicleta como meio de transporte, temos que concordar que esta é uma conquista muito grande para a comunidade dos ciclistas.